Zé Boi

Nome Completo:   José Manoel da Silva

Partido:   PL

Telefone:   (81) 3731 - 3084

E-mail:   zeboi@santacruzdocapibaribe.pe.leg.br

Homepage:  

Número do Gabinete:   16

Biografia:  

Em 30 de novembro de 1961, na Vila do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe-PE, nascia José Manoel da Silva, o filho caçula do casal Antônio Manoel da Silva (in memorian) e Josefa Maria da Soledade (in memorian).  

A numerosa família de oito filhos - Neta, Nelson, Claro (in memorian), Dorge (in memorian), Sino (in memorian), Nininha, Lilia e Zé Boi - popularmente conhecida como família Boi, em toda região, deu o sobrenome a todos os filhos de Mané Boi e Zefinha Boi, e foi o aconchego e lar da infância feliz e rodeada de amigos.

Ainda na adolescência, Zé Boi que estudou na Escola Intermediária José Quirino da Silva, na Vila do Pará, fez parte do primeiro Grêmio Estudantil, sempre interessado em reivindicar os direitos dos companheiros estudantes e organizar campeonatos de futebol que reuniam esportistas de toda a região.  

No ano de 1983, abriu seu primeiro comércio, o bar Galo de Ouro, que virou o ponto de encontro das pessoas que chegavam na Vila do Pará. Aos 23 anos, casou-se com Maria Lúcia que contava com 17 anos e morava no Sítio Quixabeira, vizinho a vila. O casal, passou um ano morando no distrito do Pará e depois foi ganhar a vida na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.  

Na sede do município, Zé Boi abriu uma banca para vender calçados ao lado da Alvorada Lanches, na Rua do Pátio. O comércio cresceu e depois se transformou na primeira loja de materiais esportivos de Santa Cruz do Capibaribe, vizinho a Daniel da casa de peças. 

Da união com Lúcia, que é casado há 38 anos, nasceram suas duas filhas: Manoela e Mariane. 

Mesmo morando em Santa Cruz do Capibaribe, Zé Boi nunca deixou o amor pelo futebol e a Vila do Pará de lado; sempre esteve presente nos eventos e coordenava seu time de futebol, o Vasquinho. Por tanto amar o futebol, Zé Boi montou a equipe de futebol Estrelinha Futebol Clube que foi sete vezes campeã do Campeonato dos Sítios e duas vezes campeã da Liga Desportiva.

Além de apoiar o futebol em toda a região, Zé Boi sempre foi uma pessoa de característica muito anfitriã para quem chegava na Vila do Pará ou em sua casa. Sempre gostou de ajudar as pessoas, tornando-se conhecido pela sua generosidade e acolhimento de coração.

Aos 32 anos, integrante do tradicional grupo Boca Preta, recebeu um convite inusitado de uma das lideranças do então grupo Cabecinha, Zinha Vieira, para concorrer às eleições do ano de 1992, pleiteando o cargo de vereador. Convite aceito, foi eleito vereador com 651 votos. No ano de 1996, com 848 votos foi reeleito vereador pela Frente Popular no grupo Cabecinha. Zé Boi retornou e, pela terceira vez,  foi reeleito vereador no ano de 2000 com 1.191 votos. 

No ano de 1998, foi um dos articuladores das conversas entre Ernando Silvestre, Augustinho Rufino, Zinha Vieira e Edson Vieira, culminando com a ida dos Vieiras para o grupo Boca Preta.

Em 2004, com 888 votos, não conseguiu a reeleição no grupo Boca Preta, ficando na suplência. No ano de 2012 candidatou-se, chegou aos 778 votos, porém não conseguiu se eleger. 

Entre os anos de 2013 e 2016, na gestão do prefeito Edson Vieira, foi sub-prefeito da Vila do Pará, deixando sua marca com a entrega de praças, poços artesianos, dessalinizadores e da quadra poliesportiva. 

Entre os anos de 2017 e 2020, na gestão de Edson Vieira, atuou como Assessor Especial cuidando das demandas de toda a zona rural do município, sempre buscando atender a população e buscar soluções para a falta d’água com a manutenção dos poços artesianos existentes, perfuração de novos poços, além da limpeza de barragens e açudes. 

Mesmo sem mandato eletivo nunca perdeu seu contato com à população e seu jeito popular de ser. E após 16 anos, no ano de 2020, pelo grupo Boca Preta, voltou a Casa Doutor José Vieira de Araújo com 814 votos.

O político Zé Boi, nascido e criado na Zona Rural, trabalhador da emergência conheceu de perto as necessidades do homem do campo, e ao longo dos seus mandatos sempre lutou por poços artesianos, dessalinizadores, limpeza de açudes e barreiros, construção de açudes, manutenção das estradas, horas máquina para arado, entre outras demandas.

Na área de esporte sempre apoiou os esportistas do futebol amador, promovendo o incentivo para a realização do Campeonato dos Sítios. Na área da saúde e do social, sempre fez o possível para servir a toda população independente de sigla partidária.

Também atuou em eventos culturais como a promoção e apoio às quadrilhas dos sítios e festividades das comunidades. 

Zé Boi, que na última eleição municipal de 2020 passou a ser conhecido por Boin, um homem simples e do povo, sempre teve uma visão de homem público no intuito de servir e pensar no próximo. No seu atual mandato, mantém sua luta por mais avanços e melhorias para a população de Santa Cruz do Capibaribe e toda a zona rural.