Ocorrências da Sessão (1ª Sessão Solene de Instalação da 17ª Legislatura)
Após a abertura da Sessão Solene de Instalação, o Senhor Presidente da Sessão, Emanuel Ramos, convidou o Exmo. Sr. Gilson José Julião para secretariar os trabalhos. Em seguida, o Senhor Presidente convidou o Reverendíssimo Bispo Diógenes Monteiro da Silva Bispo Primaz da Igreja Anglicana Reformada do Brasil para leitura da Bíblia, que de pé, os Senhores Vereadores, bem como o público geral ouviram o texto bíblico e o hino de Santa Cruz.
O Vereador Gilson Julião, Secretário dos trabalhos, solicitou a Secretaria da Casa que recolhesse os diplomas e declaração de bens dos Vereadores, requisitos necessários para posse dos Vereadores, após o recolhimento dos mesmos, o Senhor Presidente convidou os mesmos para que de pé, firmar o compromisso de posse, após o qual, o Secretário procedeu à leitura nominal dos Vereadores presentes, que deverão confirmar seu compromisso declarando “Assim Prometo”. “Asseguro manter, proteger e executar a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado de Pernambuco e a Lei Orgânica do Município de Santa Cruz do Capibaribe, respeitar as Leis, trabalhar a favor do bem coletivo e exercer o meu cargo sob a inspiração da lealdade, bravura e patriotismo do nosso povo”. Chamado nominal todos os Vereadores e firmado o compromisso, em conformidade com o que estabelece o Art. 6º, § 2º, do Regimento Interno desta Casa de Lei, declarou os senhores Vereadores empossados. Em seguida, os Senhores Vereadores, nominalmente se dirigiram a Mesa Diretora e assinaram o termo de posse.
Foi feito o uso da Tribuna por 5 (cinco) minutos pelos seguintes Vereadores: Tallys Augusto de Lima Maia (representando as autoridades presentes), Nailson Ramos da Silva (representando a Bancada de Oposição) e José Moura Filho (representando a Bancada de Situação).
O Primeiro Secretário da Sessão – Gilson Julião recolheu o diploma e declaração de bens do Prefeito e Vice-Prefeito Eleitos, uma vez plenamente apresentados os documentos legais necessários a investidura da posse do Prefeito e Vice-Prefeito Eleitos, convidou-os a proferir de pé, solenemente, o compromisso legal de posse, após a leitura: “Asseguro manter, proteger e executar a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado de Pernambuco e a Lei Orgânica do Município de Santa Cruz do Capibaribe, respeitar as Leis, trabalhar a favor do bem coletivo e exercer o meu cargo sob a inspiração da lealdade, bravura e patriotismo do povo pernambucano”. Os mesmos assinaram o Termo de Posse e Conforme determinações contidas no Art. 9º, §1º, do Regimento Interno desta Casa de Lei, uma vez prestado o compromisso legal de posse e assinado o competente termo de posse, declarou-os empossados.
Conforme determinações contidas no Regimento Interno desta Casa de Lei, o Senhor Presidente suspendeu a Reunião por 30 (trinta) minutos, para elaboração e posterior apresentação das chapas de composição da Mesa Diretora – Biênio 2025/2026. Após obedecido o tempo regimental, o Presidente da Sessão retorna a reunião, onde foi apresentado apenas uma chapa para concorrer a Mesa Diretora 2025/2026, onde a mesma foi apresentada com a seguinte formação: José Augusto Maia Júnior (Augusto Maia) – Presidente, Marlos Melo da Costa (Marlos da Cohab)– Vice-Presidente, Inácio Marques Vieira (Dr. Nanau) – 1º Secretário e Deomedes Alves de Brito (2º Secretário). Conforme determinação contidas no Regimento Interno desta Casa de Lei, o Senhor Presidente passou a votação da(s) chapa(s) apresentada(s), que seguiu de forma nominal e em ordem alfabética. Devendo o Vereador votante, fica de pé e manifestar publicamente a sua escolha, na medida em que o secretário desta sessão os convocar para tanto. Foi aprovado por unanimidade a chapa única apresentada a Mesa, tendo a seguinte composição: José Augusto Maia Júnior (Augusto Maia) – Presidente, Marlos Melo da Costa (Marlos da Cohab) – Vice-Presidente, Inácio Marques Vieira (Dr. Nanau) – 1º Secretário e Deomedes Alves de Brito (2º Secretário). O Senhor Presidente da Sessão convidou os Vereadores eleitos para composição da Nova Mesa Diretora do biênio 2025/2026 e se fizeram presentes perante esta Mesa, com vistas à efetivação de sua posse, com a assinatura do competente Termo; Conforme determinações contidas no Regimento Interno desta Casa de Lei declarou empossada a nova Mesa Diretora – Biênio 2025/2026.